fbpx

4 Passos Para Hipnotizar Leitores Em Seu Blog

Olá, depois de uma viagem onde visitei o futuro, o retorno com 1,2 Gigawatts gerados pela casca de uma banana.
Neste post eu vou te revelar como hipnotizar leitores no seu blog e, assim, multiplicar o engajamento com seu conteúdo. Curioso?
Uma das principais ferramentas de um autor hoje é o blog. Através dele, você mostra para seus leitores uma espécie de cartão de visitas da sua escrita e ainda interage com eles. Conteúdo continua sendo Rei e uma das melhores formas de gerar acessos qualificados para seus livros e produtos. Para engajar com eficiência é preciso que o ritmo inicial do seu post faça o coração do seu leitor galopar.
Muitos alunos me perguntam sobre como gerar mais interesse em seus posts. Então, vou falar aqui sobre uma técnica que chamo de “Blog Hipnose”.
Esta técnica faz com que você “acorde” seus leitores e os mantenha “despertos” durante todo o post. Isto também vale para outros conteúdos, como roteiros de vídeos, e-mails etc.
A primeira parte do texto precisa responder à pergunta “Qual é a história?”, ou seja, mostrar ao leitor porque ele precisa continuar ligado em suas palavras.
Observe que eu disse QUAL e não COMO. Muitos erram a mão aqui e começam seus posts descarregando histórias que fariam uma enxame de abelhas cochilar.
Ao dar uma prévia de qual é o conteúdo, você faz seu leitor levantar da cama, esfregar os olhos e o deixa ávido pelos próximos parágrafos.
snapshot_bttf2_b[1]
Transe Internáutico
Lembre-se que as pessoas estão imersas em uma navegação desenfreada e, caso você não chame sua atenção logo nas primeiras linhas, elas vão partir para outro lugar e abandonar seu blog antes que você diga oftalmotorrinolaringologista. É preciso quebrar este transe internáutico.
Você chegou até aqui? Então continue ligado porque seus textos vão ganhar muito mais poder de persuasão com a…
Técnica da Blog Hipnose
Para alcançar seu objetivo de capturar a mente e o coração do seu leitor, você precisa seguir quatro passos básicos:
Passo #1 – Comece com uma saudação, um cumprimento, uma frase que funcione como um despertador às quatro e meia da manhã. Seja criativo, faça referência a algum livro, filme ou música famosa, enfim, pergunte ao leitor o que um arenque tem a ver com seu conteúdo. Se começar com uma pergunta, lembre-se de responde-la mais tarde. Se for um gancho, termine o post completando a referência. Isto se chama “abrir e fechar um loop.”
Passo #2 – Em seguida, apresente o objetivo do post: “Neste post eu vou te revelar como Marty McFly…” ou “Hoje você vai descobrir como triplicar sua audiência com…”, ou ainda, “Você já parou para pensar que a hipnose pode…”.  Enfim, deixe claro o objetivo do seu post. Isto, além de manter a atenção, ajuda a qualificar seu público.
Então, responda logo no seu segundo parágrafo:
– Se você escreve ficção: “Que curiosidade sobre sua história pregressa, atual ou futura ou sobre uma personagem ou um cenário você vai saciar?”
– Se você escreve não ficção: “Que problema do seu leitor seu conteúdo pretende solucionar?”
Passo #3 – Apresente o principal benefício do post logo em seguida: “um post engajado gera mais acessos para seus livros…” ou “gerar combustível usando bactérias é uma alternativa viável…” Lembre-se que benefícios não são características. Não é o prego, o martelo, nem mesmo o buraco na parede. Benefício é a sensação de olhar para o quadro pendurado.
É muito importante que estes três primeiros passos estejam contidos logo no início do seu conteúdo. Isto deve funcionar como um trailer de cinema cujo objetivo é “despertar” a atenção do espectador para o filme. Se você conseguir capturar a atenção do internauta nos 7 segundos iniciais do seu texto, tudo fica mais fácil depois.
Passo #4. Satisfaça. Nem preciso dizer que o conteúdo a seguir precisa matar a curiosidade, resolver a questão, entregar o benefício que foi prometido.
Use palavras hipnóticas. Palavras hipnóticas são aquelas que remetem aos sentidos da visão, da audição ou cinestésicos. Por exemplo: “revelar” remete à visão, “ritmo” à audição, “fazer o coração galopar” à cinestesia, o conjunto de sensações que nos permite perceber os movimentos.
back-to-the-future-movie-clip-screenshot-88-miles-per-hour_large[1]
Recapitulando:
1. Cumprimente e quebre o padrão mental internáutico do leitor.
2. Apresente o objetivo do post de forma clara.
3. Mostre o principal benefício da leitura até o final.
4. Resolva o problema ou sacie a curiosidade entregando o benefício proposto.
Abra e feche loops. Recheie tudo com palavras hipnóticas.
Seguindo esta técnica, os primeiros parágrafos do seu post deixarão o leitor com sede de conteúdo, vontade de ouvir mais de você e, caso você cumpra o prometido, ao terminar de ler seu post, seus olhos vão brilhar como o de uma criança que acaba de ganhar um presente.
A máquina do tempo ainda não foi inventada, mas você pode começar a mudar seu futuro como autor através do marketing digital, combustível tão barato como uma casca de banana, muito menos trabalhoso e muito mais potente do que esperar por um raio no relógio da torre.
***

Leia:  A Arte de Escrever Textos Persuasivos
Recomende este artigo:

3 comentários em “4 Passos Para Hipnotizar Leitores Em Seu Blog”

  1. Excelentes dicas Eldes. Por ser blogueiro e especialista em conteúdo, estou todos os dias lendo posts e gerenciando coisas. Isso faz com que quase não tenha engajamento como leitor. Mas seu blog é excelente e vale a pena permanecer aqui. Tenho aprendido muito com seus conteúdos, desde que comecei a segui-lo no ano passado. Com certeza vou colocar essas técnicas em prática, principalmente no meu blog oficial: http://mrcontent.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Livraria

    Conheça os e-Books sobre escrita criativa, escrita analítica e marketing literário de Eldes Saullo.

  • Academia

    Avance 10 anos em sua carreira com treinamentos profundos sobre escrita e marketing literário.

  • Casa do Escritor

    Publique seu livro com a qualidade de uma editora tradicional e as vantagens da publicação independente.

Leia Também...

ESCREVENDO-FICCAO-CIENTIFICA-E-FANTASIA-ELDES-SAULLO
Como Escrever Ficção Científica e Fantasia de Outro Mundo
Talvez Ficção Científica e Fantasia sejam os gêneros...
Uma Nova Esperança para a Pedra Filosofal
Uma Nova Esperança para a Pedra Filosofal
Kal Bashir é um estudioso profundo do Monomito, a jornada...
como-publicar-na-amazon
O Guia Visual de Formatação e Publicação na Amazon e no Kindle
A Casa do Escritor apresenta um guia visual passo a...
reconstruindo palavras - encantamento
Reescrevendo Encantamento
Este mais um post da série “Reconstruindo Palavras”. O...
bianca-sousa
Para Vender Mais Livros é Preciso Sair da Caixinha
Entrevistei Bianca Sousa, romancista, contista e cronista,...
6-IAS-PARA-ESCRITORES
6 Inteligências Artificiais Indispensáveis para Escritores
6 ferramentas de linguagem automatizada que vão aumentar...
×