fbpx

Como Mudar o Mundo e Ainda Lucrar Com Isto

Conheci o Gabriel Cardoso através do Projeto Casa do Escritor, uma parceria entre o Livros Que Vendem e a Lura Editorial. Desde o princípio, percebi nele um espírito empreendedor único. Um espírito capaz de fazer mudanças na sociedade, no mundo. Se cada brasileiro tivesse apenas uma centelha desta vontade, com certeza estaríamos vivendo em um país muito melhor.


Gabriel está lançando seu primeiro livro “Mude, Você, o Mundo – Manual do Empreendedorismo Social”, uma verdadeira aula para aqueles que desejam mudanças, mas não sabem por onde ou como começar. O livro é um espetáculo, daqueles que você lê sem parar, capturado pela forma didática e clara que ele expõe suas ideias.
Nesta entrevista, Gabriel conta sobre a criação do livro, fala de empreendedorismo social e como isto é capaz de mudar o mundo. Confira:
Eldes Saullo: Como é seu processo criativo e como surgiu a ideia do livro?
Gabriel Cardoso: Criatividade só existe a partir de uma grande quantidade de informações e conhecimento. A criatividade espontânea ou como algo natural é um mito.
Por isso, primeiramente, pesquisei e estudei muito. Depois de um bom tempo dedicado à pesquisa parei e deixei esse “caldeirão de informações” incubado até que eu tivesse o “start” inicial para escrever a obra. Repentinamente a estrutura surgiu em minha cabeça. A partir daí desenhei (literalmente) a macro estrutura do livro (primeiro capítulos, depois tópicos e assim sucessivamente). Em seguida, me “obriguei” diariamente a escrever duas horas. Em três meses o livro saiu.
Quanto ao surgimento da ideia do livro, ele está relacionado à minha experiência de vida. Eu empreendi pela primeira vez aos 17 anos, mas já há um bom tempo estou vivenciando de forma mais intensa o empreendedorismo em minha vida acadêmica e pessoal. Há um tempo ainda maior, tenho direcionado minhas energias para me tornar uma pessoa melhor e com isso poder colaborar não só com a minha vida, mas também com a da minha comunidade e sociedade.
Nessa jornada tive contato com a ideia do Empreendedorismo Social (primeiro a partir da chamada de uma matéria de revista, que inclusive cito em meu livro, e depois de forma mais profunda por meio das ideias de Muhammad Yunus, Bill Drayton, David Bornstein etc.). A partir daí me apaixonei pelo tema, dediquei meses de pesquisa e fui em busca de informações, elementos e material para traduzir de forma objetiva o movimento e apresentá-lo ao Brasil (com foco principal aos adultos jovens e jovens).
Eldes Saullo: Como é possível mudar o mundo através do empreendedorismo social?
Gabriel Cardoso: A ideia é simples: qualquer um de nós pode ser um agente de mudança e são várias as formas de mudar o mundo. A forma que proponho no livro, e para isso navego com o leitor do início ao fim do processo, é por meio de negócios sociais.
Negócios sociais possuem um duplo ponto de partida: impacto social e lucro. Ambos possuem a mesma importância e ambos devem ser buscados. O lucro garantirá o fortalecimento, a ampliação do empreendimento e, principalmente, a expansão do impacto social. Este, por sua vez, mudará o mundo para melhor.
Eldes Saullo: Qual foi o impacto da Casa do Escritor do Livros Que Vendem na publicação do seu livro?
Gabriel Cardoso: Sempre vivi rodeado de livros e lendo de forma até compulsiva. A autoeducação é uma constante na minha vida.
De forma paralela, meu pai, que é acadêmico e escritor, há anos insistia dizendo que eu já estava pronto para escrever o livro que eu queria. Mas faltava-me um impulso inicial. O primeiro passo. Algo que encorajasse. A Casa do Escritor exerceu esse papel.
Gabriel Cardoso deixa uma pergunta para que você responda para você mesmo e nos comentários do blog: “O que você faria se pudesse mudar o mundo e ainda lucrar por isso?”
Saiba mais sobre o Projeto Mude, Você, o Mundo e sobre o Gabriel Cardoso em:
www.mudevoceomundo.com.br
www.olivromudevoceomundo.com.br
Compre o livro na Amazon, aqui.

Leia:  Escrever para Ensinar Crianças
Recomende este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Livraria

    Conheça os e-Books sobre escrita criativa, escrita analítica e marketing literário de Eldes Saullo.

  • Academia

    Avance 10 anos em sua carreira com treinamentos profundos sobre escrita e marketing literário.

  • Casa do Escritor

    Publique seu livro com a qualidade de uma editora tradicional e as vantagens da publicação independente.

Leia Também...

o-escritor-cliche
O Escritor Cliché
Você já ouvir falar do Escritor Cliché? O Escritor...
header
365 Coisas Para Escrever Sobre
Um Ano de Ideias para Você Se Inspirar, Desenvolver...
book-trailer-dicas-eldes-saullo
5 Dicas Para Criar Um Book-Trailer Extraordinário e 9 Maneiras de Divulgá-lo
Estive mergulhado na escrita de um livro no...
e-book-expert-eldes-saullo
Estruture um Livro de Não Ficção em 7 Dias
Como autor de não ficção, você pode sentir uma certa...
RELEVANCIA-SOCIOCULTURAL-ANATOMIA-DE-UM-BESTSELLER
Anatomia de um Best-Seller: Parte IX – Relevância Sociocultural
As histórias que conseguem captar e refletir as nuances...
daniel-cariello-entrevista
A Musa do Escritor é o Prazo
Daniel Cariello é cronista da revista Veja Brasília....
×