A sua inteligência é artificial?

Estamos de vez e de cabeça (literalmente) na era dos robôs e clones, tais como vimos em filmes como “Eu, Robô”, “Os Substitutos” e o “O Exterminador do Futuro”.

Um experimento da Terasem Movement Foundation e Hanson Robotics criou um android – um robô mesmo, não um aplicativo para celular – chamado Bina48 com base em um arquivo mental (mindfile) de Bina Rothblatt, uma das fundadoras do Terasem. Com apenas 3 meses de “vida”, o cérebro de Bina já acumula gigabytes de dados das experiências contidas no mindfile e o conhecimento adquirido na interação com outras pessoas, através de câmeras no olhos, sofwtare de reconhecimento facial e de voz. O aprendizado continua, dia após dia, aumentando, cada vez mais, os dados no cérebro de Bina.

Tudo começa com o cadastro do seu mindfile e um avatar no site www.lifenaut.com, onde você pode fazer upload de fotos, videos e documentos que vão gerar um arquivo digital que, segundo eles, será preservado através das gerações. Imaginem se pudéssemos acessar mindfiles de personagens do passado, como Noé, Jesus, Shakespeare, Thomas Edison, Einstein e outros?

Organizado através de informações geográficas, timelines e tags, tudo se junta para formar um retrato do que você é, os lugares que já visitou e também sobre as pessoas que você conheceu. Este avatar pode interagir e responder tal qual você faria, usando suas atitudes, valores, maneirismos e crenças. Além disto, as informações se juntam a diversos outros arquivos mentais, formando uma rede social de avatares. Tudo isto, sem pagar nada. Porém, lembre-se da frase de Andrew Lews, uma versão menos singela do “Não exite almoço grátis” popularizada por Milton Friedman: “Se você não está pagando por alguma coisa, você não é o consumidor. Você é o produto.”

Mas se você não está nem aí para isso, já faz parte de Facebook e de diversas outras redes “gratuitas”, não vai ligar muito em transferir seus terabytes de dados mentais para a Lifenaut criar um clone seu, algo que pode ser bastante útil, caso você queira dar um tempo de tudo e tirar umas férias definitivas nas Ilhas Seychelles. Basta deixar o clone fazendo suas tarefas, pagando suas contas e respondendo as perguntas da sua mulher. 😉

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=XaDB4HmV8yk%5D