e-Commerce: Quando postar e que tipo de posts são mais efetivos no Facebook?

Quer saber quais sãos melhores dias e horários para postar e promover sua loja virtual no Facebook? Quer saber que tipo de post gera resultados mais efetivos? Uma pesquisa da Buddy Media levantou uma série de dados sobre QUANDO e O QUE postar nas fan pages de e-commerces dos mais variados setores, como moda, bens de consumo, automobilístico, financeiro, entretenimento, mídia, alimentício, saúde e beleza, tecnologia, sem fins lucrativos, mídia, telecomunicações, esportivo e viagem e lazer. O estudo, intitulado “Strategies for Effective Facebook Wall Posts” (Estratégias para Posts Efetivos no Facebook), teve como métricas de sucesso o número de “likes” e comentários – como percentagens da base de fãs – e o tamanho do engajamento, uma combinação das duas ações acima dentro da base. São excelentes dicas para quem trabalha com e-commerce:

  • Posts feitos entre 8 da noite e 7 da manhã têm 20% mais engajamento do usuário. No entanto, 89% das lojas postam entre 8 da manhã e 7 da noite.
  • O melhor dia da semana para posts varejistas é quarta-feira, quando o engajamento chega a 8%, 4 vezes maior do que domingo, o segundo dia mais propício.
  • Postar uma ou duas vezes por dia gera 40% mais engajamento do que postar mais vezes.
  • 4 posts por semana geram 71% mais engajamento do que um número maior.
  • Post mais concisos, com 80 caracteres ou menos, sem contar os caracteres de URL, geram 66% mais engajamento.
  • Posts com uma pergunta geram o dobro de comentários, pois ativam e mantêm a conversa.
  • Posts com a técnica do “preencha você”, como “No meu aniversário, eu quero ganhar ____________________ “, geram 9 vezes mais engajamento.
  • Posts de liquidação com valor da economia em dinheiro, mais do que em percentagem, cupons de descontos e queima de estoque motivam muito mais o engajamento dos fãs.
  • Post com apenas texto no status têm um engajamento 84% maior do que posts com fotos ou videos.

Para mais detalhes, a pesquisa completa em inglês:

 
Vale também assistir a entrevista de Mike Lazerow, da Buddy Media, para a Forbes Magazine, sobre a revolução no marketing causada pelas redes sociais:

 
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=hSJBPg_YN_k%5D

***