Comece com o POR QUÊ?

Leitura obrigatória não só para autores, mas para qualquer pessoa que procure um sentido para sua vida – ou seja, todas, é o livro “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”, de Simon Sinek, infelizmente ainda sem tradução para o português.

Simon desenvolveu o conceito do Círculo de Ouro, um modelo que explica por que somos inspirados por determinadas pessoas e organizações em detrimento de outras. O segredo está no propósito que as move, crenças forjadas no “Por quê?” ao invés do “Como” e do “O que?”.

Empresas como Apple, Harley Davidson, Adidas, Google e outras “love marks” entregam muito mais do que produtos (“o que?”) e processos (“como?”), entregam ideais que transformam a marca em algo que os consumidores amam.

Pessoas como Martin Luther King, Gandhi e outras grandes figuras da humanidade tinham suas mensagens impregnadas de porquê e não apenas de como e o que.

Estas três questões – Por que? Como? O que? – são interdependentes e o diferencial está, não só na ordem, mas também na forma como são transmitidas. Pessoas e companhias inspiradoras pensam, agem e se comunicam de dentro para fora.

Os consumidores destas empresas e os seguidores dos ideais destas pessoas não “compram” o que elas fazem, mas “por que” elas fazem. O fundamento disto é biológico, tem relação com o sistema límbico, responsável pelas emoções, e está muito mais ligado aos sentimentos de confiança e lealdade – internos – do que na linguagem e ações – externas.

Muitas empresas focam seus esforços no produto, na otimização de linhas de produção, nos processos de manufatura ou nas metodologias de serviços e se esquecem de responder ou têm respostas meramente comerciais para “Por que produzimos este produto?” ou “Por que prestamos este serviço?” ou, ainda, “Por que vendemos desta forma?”.

Muitas pessoas focam seus discursos na ladainha do que e como e também se esquecem de responder “Por que?” suas ideias farão a diferença ou transformarão pessoas ou o mundo.

Todo mundo sabe exatamente o que faz, alguns sabem como fazem, mas muito poucos sabem o motivo por que fazem.

Você sabe responder por que se levanta da cama de manhã? Se a resposta invariavelmente resulta em o que e como, você está fazendo isto errado, como diriam os memes. Esta resposta diferencia líderes daqueles que lideram. O líder usa sua posição com base no poder e na autoridade, mas quem lidera de verdade é aquele que nos inspira. Você o segue não porque você é obrigado, mas porque quer. Não por causa dele, mas pela causa.

***