Uma Nova Esperança para a Pedra Filosofal

Kal Bashir é um estudioso profundo do Monomito, a jornada cíclica dos heróis. Seu site possui uma enorme quantidade de vídeos, cursos, análises e comparações entre histórias que fizeram sucesso. Com toda a certeza, trata-se de uma fonte que precisa ser, no mínimo, visitada por todos aqueles que se embrenham no mundo da ficção.

Com base em um de seus comparativos entre o Episódio IV de “Star Wars – Uma Nova Esperança” – o primeiro da mais badalada opera espacial de todos os tempos – e “Harry Potter e a Pedra Filosofal” – o primeiro da mais badalada aventura de bruxos adolescentes – montei o gráfico abaixo.

Para Kal, assim como para Joseph Campbell e Christopher Vogler, as histórias seguem uma estrutura única que tem como base a TRANSFORMAÇÃO.

Por mais antiga que seja a ideia do Monomito, sua abordagem estruturalista continua vendendo livros e enchendo salas de cinema.

Ah, você pode substituir a estrutura do Episódio IV pela do novíssimo Episódio VII, “Star Wars – O Despertar da Força”, que também dá na mesma.

infografico-star-potter

***

Compre na Amazon