O Sucesso tem uma Fórmula

jack

Jack Canfield já vendeu meio bilhão de livros e já deve ter alcançado sua meta de impactar um bilhão de pessoas antes de morrer. Para quem não conhece, Jack é autor da série “Canja de Galinha para a Alma” , muito mais que um manual de autoajuda, uma série de livros com um alto poder de reflexão.

Mas este post não é para falar de “Chicken Soup” e sim de “Os Princípios do Sucesso – Como sair de onde você está para você quer estar“, também dele, um livro que precisa “morar” na cabeceira de todo empreendedor, escritor, enfim, de qualquer pessoa que esteja na busca de um significado para a sua vida: todas. Posso afirmar categoricamente que este livro mudou minha vida.

Os Princípios do Sucesso

Tem uma frase sensacional do Mark Twain que diz: “Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasce e o dia em que você descobre por que.” Jack Canfield foi fundamental e me ajudou muito nesta resposta.

No livro, através de 64 lições, ele fala dos fundamentos do sucesso, de como transformar sua vida em um sucesso, como construir sua equipe, relacionamentos, lidar com dinheiro e como o próprio sucesso, além de afirmar que “O Sucesso começa agora…”

Aqui vão 10 destas lições importantíssimas, com alguns adendos meus:

1. Assuma 100% de Responsabilidade por Sua Vida: ficar culpando o governo, o povo, a família, os amigos, as circunstâncias não leva a lugar algum. Crie as oportunidades. Crie um mundo ao invés de crer em um mundo.

2. Seja claro com que você quer: estabeleça objetivos detalhados e claros. “Eu quero perder peso” não é um objetivo claro. Objetivo claro é “Eu vou perder 5 kg até o dia 30 deste mês às 23 horas e 59 minutos.”

3. Decida o que você quer: Jack propõe um exercício muito bom e que foi um dos principais responsáveis pelas mudanças em minha vida: escreva tudo o que você quer ser, tudo o que você quer ter e tudo o que você quer fazer.

4. Mova-se apesar do medo: Não deixe que medos, considerações e percalços do caminho te paralisem.

5. Use a opinião dos outros em sua vantagem: ao invés de chorar, se afastar ou brigar com a pessoa que te critica, use as criticas como conselhos para melhorar cada vez mais. Use as críticas como conselhos!

6. Pratique a Persistência. Siga o concelho de Richard Bach, que fala em ESCRITOR, mas que aqui deixo com traços para que você complete: “A diferença entre um ___________ profissional e um ______________ amador é que o primeiro NUNCA desistiu.”

7. Aprenda mais para Ganhar mais. Nem precisa de comentários. Estar sempre aberto a aprender coisas novas é fundamental para o crescimento.

8. Abrace as mudanças. Saia da sua zona de conforto e descubra um novo mundo. Se você fica repetindo todos os dias as mesmas coisas, como espera que algo mude?

9. Aprenda a dizer NÃO. Dizer NÃO para o que não está alinhado com seus objetivos é um dos passos mais importantes do sucesso.

10. Comece agora! Não fique esperando uma conjunção de astros, de momento econômico, de mudanças externas ou de outras pessoas para começar. Just do It!

***