Pé no chão, disciplina e um sonho

FML Pepper autopublicou seu primeiro livro na Amazon, antes mesmo da gigante do varejo aportar por aqui. Quando Jeff Bezos decidiu vender e-books no Brasil, sua carreira de escritora foi alavancada, tranformando a dentista em uma das autoras independentes de maior sucesso da livraria. Confira a entrevista:

Eldes: Existem diversos métodos para contar histórias, como a Jornada do Herói, começar do fim, fazer mapas mentais, brainstorms, entre outros. Que método você usa ou não usa nenhum, apenas senta para escrever e deixa fluir, enfim, como você planeja seus livros antes de escrevê-los?

Pepper: Utilizo mapas mentais. São, na verdade, esqueletos da história que vou preenchendo e, aos poucos, vão “ganhando corpo”. Costumo ser fiel a essa linha mestra, mas, fora isso, deixo minha imaginação fluir.

Eldes:  Como é sua rotina de escritora, o seu dia a dia com o ato de escrever e reescrever? Como se disciplina a escrever?

Pepper: Apesar do meu amor incondicional pela literatura, ela ainda ocupa um espaço pequeno em minha vida. Tenho meu trabalho diário – sou dentista atuante! – com casa, marido, filho pequeno e duas cachorrinhas que precisam da minha atenção e carinho. Ufa! Cansei só de me ouvir! (risos) Pretendo aumentar esse tempo assim que possível, mas, no momento, tenho apenas duas tardes livres por semana para escrever. O tempo é curto, mas sou uma pessoa realmente disciplinada e nada me faz sabotar esse momento, a não ser motivos de força maior ou terremotos! (risos)

Eldes: Você já tinha submetido livros para editoras antes? Como você descobriu a autopublicação?

Pepper: Sim, mas não me iludi com um caminho encantado no processo e jamais esperei o pote de ouro no final do arco-íris. Sempre fui muito “pé no chão” e ciente das mínimas oportunidades para um autor iniciante, principalmente em um país onde pouquíssimo valor se dá à leitura, como é o caso do Brasil. Tentei os meios tradicionais por apenas uns três meses e, conforme esperava, não obtive qualquer resposta. Dei de ombros e passei para o passo seguinte: a autopublicação! Com a demora nas traduções de vários títulos estrangeiros, eu me habituei a comprar e ler livros pela Amazon americana. E comecei a reparar que alguns títulos das listas de bestsellers vinham de autores desconhecidos e independentes (“autores indies”). Comecei a me informar sobre o assunto, li muito sobre publicação independente e, como em 2012 ainda não existia a Amazon por aqui, acabei lançando a primeira edição de NÃO PARE! digitalmente pela Amazon americana. E qual não foi a minha surpresa! Assim que Amazon aportou no Brasil, NÃO PARE! entrou rapidamente para a lista dos 100 livros mais vendidos entre os 22.000 títulos disponíveis e assim continua até hoje. Ainda estou de queixo caído!

Eldes: A autopublicação te libera da persistência e da “sorte” de ser escolhido por uma editora, mas exige que você invista no próprio marketing e na tecnologia. Como você promove seus livros?

Pepper: Como disse, tenho pouco tempo disponível para isso, mas sou uma pessoa disciplinada e focada. A não ser que ocorra algo repentino em minha vida, não deixo nenhum leitor sem resposta. Dou-lhes atenção e tenho sempre uma palavra de entusiasmo para lhes passar. Enfim, tento ser o mais presente possível dentro dos reduzidos trinta minutos diários que separei para isso. Utilizo-me também de ferramentas valiosíssimas como o Facebook, blogs e Twitter.

FML Pepper também deixa uma mensagem para os leitores do blog: “a distância entre o sonho e o sucesso depende apenas do caminho que decidir tomar. Foque nos seus objetivos e não desista dos seus sonhos porque, se você não lutar com paixão, serão os seus sonhos que desistirão de você.”

FML Pepper Não Pare!

Conheça mais o trabalho de Pepper em seu website.
Conheça seus livros na Amazon!

Para saber mais sobre autopublicação, cadastre-se em www.livrosquevendem.com.br

//