São as atitudes que fazem a diferença.

Elysanna Louzada

Esta semana entrevistei Elysanna Louzada, que também participou da Bienal do Livro de São Paulo no estande da Amazon. Ela é autora da trilogia Herdeiros do Trono, Uma Lição de Amor e Eu Sou o Galo.

Eldes: Existem diversos métodos para contar histórias, como a Jornada do Herói, começar do fim, fazer mindmaps, brainstorms, entre outros. Que método você usa ou não usa nenhum, apenas senta para escrever e deixa fluir? Enfim, como você planeja seus livros antes de escreve-los?

Elysanna: Bom, antes de começar a escrever, eu me dediquei a estudar vários métodos de escrita, acho que isso é fundamental para um escritor, pelo menos para mim foi. Pois dessa forma, não fico engessada em uma única técnica de narrativa e assim tenho mais ferramentas disponíveis. Até porque escrevo para públicos distintos e narrativas de gêneros diferentes. Contudo, um ponto em comum em quase todos meus trabalhos é o planejamento de capítulos. Antes de começar a escrever a história propriamente dita, eu organizo as cenas distribuindo-as em capítulos, dessa forma tenho uma visão geral do livro. Sei onde a narrativa vai começar e em que ponto terminará. Geralmente não começo a trabalhar sem que tenha visualizado o fim da história. Mas isso não é estático, pois durante a escrita, podem surgir novas cenas ou até mesmo algumas podem desaparecer.

Eldes: Como é sua rotina de escritora, o seu dia a dia com o ato de escrever e reescrever? Como se disciplina a escrever?

Elysanna: Em geral, quando não estou participando de feiras ou outros eventos, eu escrevo, todos os dias, no período da tarde. Não tenho dificuldades quanto a criar uma disciplina de escrita, pois esse é o meu trabalho. Se tenho que escrever, sento e o faço, porque eu mesma estabeleço prazos para terminar meus projetos.

Eldes: Você já tinha submetido livros para editoras antes? Como você descobriu a autopublicação?

Elysanna: Sim, mandei originais para várias editoras. Descobri a autopublicação pesquisando na internet e acompanhando o mercado editorial. Penso que se você escolhe uma profissão, deve conhecer todos os processos relacionados a ela.

Eldes: A autopublicação te libera da persistência e da “sorte” de ser escolhido por uma editora, mas exige que você invista no próprio marketing e na tecnologia. Como você promove seus livros?

Elysanna: Eu promovo meus livros nas redes sociais, blogs, através do meu canal no Youtube e e-mails, participando de palestras nas escolas e estando presente nas principais feiras e bienais no país. Acreditar no sonho é muito importante, mas são as atitudes que fazem a diferença. Trabalhe, persista e insista.

Confira o trabalho da Elysanna nos endereços abaixo:

Site: www.elysannalouzada.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/elysannalouzada
Instagram: http://instagram.com/elysannalouzada
Fanpage Autora: www.facebook.com/elysannalouzadaescritora
Fanpage da Trilogia Herdeiros do Trono: www.facebook.com/trilogiaherdeirosdotrono
Twitter: @ElysannaLouzada

Saiba mais sobre autopublicação através dos meus livros: www.eldessaullo.com/livros/