A Propaganda é a Alma e a Arma para Vender Mais Livros

venda seu livro livros que vendem
Uma das coisas que aprendi quando desenvolvia websites é que não adianta nada colocar o mais fantástico projeto no ar sem pensar em marketing. As chances de atingir e ampliar sua audiência são proporcionais às estratégias e táticas utilizadas para promovê-lo. Isto é assim para qualquer produto ou serviço – quem já não ouviu que “a propaganda é a alma do negócio”? – e também é assim para livros.

Venda Seu Livro

Você pode escrever um livro maravilhoso e publicá-lo de forma independente ou através de uma editora. Não importa de que maneira você irá vender seu livro – como e-book na Amazon, em papel nas livrarias, via mala direta – no entanto uma coisa você precisa saber: você terá que vendê-lo. Se você mesmo não vende seu livro, ninguém o fará por você. Se você não promovê-lo como seu leitor irá encontrá-lo? Não, o acaso não é uma estratégia promocional.

No mundo digital de hoje, os custos de produção e publicação de um livro chegam a praticamente zero, no caso de um e-book, e os custos de divulgação tornaram-se extremamente accessíveis por conta do crescimento das redes sociais, dos dispositivos móveis e das Ad Networks, redes de anúncios pagos por click, também conhecidos como PPC. Diversas técnicas estão disponíveis diante de nós para colocar o livro diante do leitor, sem intermediários. Por que não usá-las?

Você escreve um livro, publica-o na Amazon, por exemplo, e esquece? Fica parado rezando para que as pessoas o descubram? Alguns até promovem entre os amigos ou em grupos do Facebook, o que pode gerar algumas vendas, não a ponto de tornar um livro autopublicado em um campeão de vendas.

Escreva Um Bom Livro

Para lançar e promover qualquer produto no mercado é preciso, antes de tudo, uma estratégia. Se eu tivesse que te dar somente uma única dica sobre marketing de livros, seria esta: “Escreva um bom livro.” Sim, porque livro, produto ou serviço ruim vendem mal ou não vendem. Então, a qualidade é o primeiro check de seu plano de marketing de livros.

O bom livro será fundamental para outra importante estratégia de marketing, as avaliações de leitores. Conseguir boas avaliações, acima de 3.5 estrelas – o que significa que o livro foi considerado bom – fará com que outros leitores tenham vontade de comprá-lo.

Isto feito, seu livro tem tudo para gerar boas vendas bastando, para isto, que você se comprometa a leva-lo até as mãos do maior número de leitores que puder.

Conheça Seu Leitor

Se você não sabe quem é seu leitor, como pode saber que rumo seguir na promoção ou até mesmo em uma possível sequência do seu livro? Você pode até escrever pensando em atingir dois bilhões de chineses, mas se for investir no marketing para dois bilhões de chineses vai gastar uma fortuna por conta da abrangência e acabar não tendo lucros.

Uma das formas de traçar um perfil do seu leitor é se relacionar com ele. As redes sociais, as ferramentas de e-mail marketing e diversas outras tecnologias nos permitem fazer isto a um custo muito baixo hoje. Com isto, você direciona seus esforços para o que realmente traz resultados e, como consequência, vende mais livros.

O Poder do Marketing Digital

O escritor – independente ou não – que não utiliza as ferramentas do marketing digital hoje, está deixando de vender muitas cópias de seus livros.

Se você quiser se aprofundar no marketing digital com foco em escritores, eu preparei um curso que ensina passo a passo, as técnicas para transformar um livro em um best-seller.

Veja bem: best-seller não quer dizer uma Porsche na garagem amanhã e sim que seu livro tenha vendas consistentes diárias e não esporádicas a ponto de subir no ranking e gerar mais e mais vendas orgânicas.

A Porsche na garagem vai depender muito mais da sua capacidade de encantar multidões, no caso escrever um livro extraordinário, e aliar esta extrema qualidade de conteúdo a um marketing tão bom quanto.

Se quiser saber mais, dou algumas dicas valiosas neste vídeo sobre autopublicação e marketing digital.

No mais, escreva, publique e promova, promova, promova. Antes de tudo, promova com estratégia, o que faz com que você tenha que gastar menos ou nada para alcançar mais e mais leitores.

***