8 Tipos de Posts Para Inspirar Seu Blog

ideias para seu blog

Muitos alunos me perguntam sobre como levantar assuntos para escrever um post. Já escrevi sobre inspiração e sobre títulos e hoje vou te mostrar exatamente como uso uma simples lista de perfis para criar posts para o blog.

Está sem ideias? Pegue um dos temas abaixo, relacione com seu segmento (ou não!) e mande ver:

1. Post Útil

O post útil está na primeira posição da lista não por acaso. Escrever algo que seja útil para resolver problemas ou solucionar dúvidas de seus seguidores é o tipo de post com maior poder de engajamento, de obter boas avaliações e viralização.

Ensine como fazer, mostre como resolver, conte como você conseguiu solucionar, dê dicas, fale de um caso de sucesso, faça um checklist, apresente um problema e sua solução, crie um guia, levante dados consistentes, enfim, ajude seu leitor seja através de um ou de uma série de posts e veja seu blog ganhar audiência e fãs.

2. Post Generoso

Você já ouviu o ditado que é dando que se recebe? O post generoso tem um grande poder de angariar e fortalecer parcerias. Entreviste um convidado, promova seus livros e produtos, faça uma lista ou um ranking com links para seus respectivos websites e livros, eleja o convidado do mês, da semana, do dia, indique pessoas do seu nicho ou área de atuação.

O que você vai obter em troca? Pode ser que nada em muitas das vezes, noutras você será recomendado, convidado, indicado, linkado e vai poder voar.

3. Post Humano

Em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal, mostrar que você é uma pessoa de carne e osso atrai. Motive, inspire, mostre os bastidores, converse sobre a vida e sobre o mundo, saia um pouco do seu tema e fale sobre o que você gosta, um hobby, conte sobre uma viagem.

A grande maioria dos blogs que você visita são escritos para mecanismos de buscas com textos mecânicos, com o único objetivo de gerar clicks. Escreva para gerar clicks na cabeça de quem o lê e mostre que, do outro lado da tela, existe alguém de verdade e não apenas uma cabeça oca caçadora de leads.

4. Post Antenado

Na publicidade existe um tipo de anúncio chamado “de oportunidade”. O objetivo é surfar a crista de uma onda enquanto ela está no topo. Procure um tema que esteja “bombando”, uma notícia quente, um furo de reportagem, uma tendência forte, uma pesquisa recente e escreva a sua visão sobre o assunto.

Tente fugir do lugar comum, emita opiniões com embasamento e publique seu post utilizando as principais hashtags sobre o tema.

5. Post Engajante

Nada engaja mais do que perguntar e responder. Estas são as bases do diálogo e fazer um post para responder uma pergunta comum ou até mesmo com uma lista de respostas sobre determinada questão é altamente engajante. Desafie seu leitor, pegue uma dúvida que recebeu de um de seus clientes e destrinche-a em público. Faça uma enquete ou uma pesquisa e convide o leitor para participar, dar sua opinião, comentar.

6. Post Controverso

O ser humano adora uma controvérsia. Escreva um post com alto potencial de se tornar um debate, cutuque onças com varas curtas, provoque o pensamento dominante, faça o leitor deixar o estado letárgico que a Internet o coloca, faça uma previsão de peso, reaja a determinado tema ou post dentro da sua área de conhecimento.

Prepare-se para se defender nos comentários, pois temas controversos geralmente atraem haters e trolls. Uma dica: ignore e evite ataques pessoais. Mantenha as discussões no nível das ideias e dos fatos e nunca abaixo da linha da cintura pessoal. Na verdade, nunca leve nada para o pessoal. O que as pessoas pensam de você é problema delas.

7. Post Entretenimento

O humor é universal e o homem é um bicho que adora se entreter. Não é à toa que os maiores blogs do Brasil e do mundo são humorísticos. Se seu blog não se encaixa neste segmento, coloque o humor em seus posts, escreva algo engraçado sobre seu nicho. Você também pode usar recursos como vídeos, cartoons, infográficos.

Conte histórias, crie uma paródia, escreva uma sátira. Do humor inteligente ao popular, da história comovente ao meme hilário, entreter é um grande imã de curtidas e compartilhamentos.

8. Post Vendedor

Você também precisa vender seu peixe para comprar o leite das crianças. Então, não se avexe de, vez ou outra, falar sobre seu livro, seu produto, seu serviço. Você pode falar disto abertamente e também pode usar técnicas menos intrusivas como comparações, showcases, novidades, dicas relacionadas ao livro, produto, serviço, empresa.

Posts promocionais têm menos poder de engajamento do que os outros tipos, mas é importante que você faça, pois, por mais que a maioria não se interesse naquele momento, eles geram vendas, parcerias, negócios. A melhor frase de vendas que já ouvi é: “nesta vida você não tem o que quer, mas o que consegue negociar”. Então, promova-se e use com moderação.

Comentários, críticas, dicas e sugestões são bem vindas e serão todos respondidos! 😉

Um forte abraço,
Eldes

****