Entrevista com Bya Campista: Escrever Está Na Pele e Engrandece a Alma

Esta semana entrevistei Bya Campista, autora dos sucessos “Uma Noite Apenas”, “O Convidado Penetra” e da série “Pele”. Bya, uma das autoras independentes mais vendidas da Amazon Brasil, conta para este blog um pouco sobre sua vida dupla e da sua relação com a escrita. Confira…

livros--que-vendem-bya-campista

Eldes Saullo: Por que você escreve? O que te inspirou a escrever seu primeiro livro?

Bya Campista: Escrevo por que amo. Sou verdadeiramente apaixonada por isso. Escrever me dá prazer e eu gosto disso. Interessante é que meu primeiro livro, PELE, cuja segunda edição será publicada em setembro na Amazon, foi escrito para mim. Dá para acreditar? Minha vontade de escrever era tanta, que pensei: “vou escrever o livro que eu gostaria de ter lido!” E assim nasceu PELE. Hoje é diferente, escrevo para vocês. Gosto de ouvir o leitor, saber o que ele pensa, o que deseja… Eu gosto de realizar desejos e creio que consigo um pouco disso com minhas histórias. ALMA, o segundo volume PELE, que será lançado simultaneamente, é muito isso, há muita “realização de desejos” nele.

Eldes Saullo: Existe algo que você acha mais particularmente desafiador na profissão de escritor?​

Bya Campista: ​Não sei exatamente na profissão de escritor, afinal, sou um “bebê”​ ​ainda, mas, para mim o mais desafiador é conciliar a atividade da escrita (e todas as suas ramificações) com o meu trabalho principal. Infelizmente não vivo só da escrita (ainda) e administrar o tempo para os dois trabalhos tem sido o maior e mais difícil desafio de toda a minha vida. Nem sempre consigo, em determinado momento, estar com o que meu coração deseja (a escrita). Veja, eu gosto do meu trabalho, mas escrever, como eu disse, é minha paixão. AMO, simplesmente amo fazer isso​​, e nada mais gostoso do que poder se dedicar àquilo que se ama. ​

Eldes Saullo: Alguns autores delineiam seus livros, outros escrevem de forma mais intuitiva. Como é o processo criativo de um livro seu?​

Bya Campista: ​Esta é uma pergunta interessante. Eu não tenho uma técnica específica para escrever, consigo fazer isso em casa, na tranquilidade do meu quarto, ou mesmo na Praça de ​Alimentação de um shopping. Acredito que o meu processo criativo seja um pouco “torto” sabe… Não há necessidade de resumo ou mesmo um esboço para que eu comece uma história, geralmente elas nascem através de ideias que tenho de coisas que eu vejo. PELE foi assim, eu estava na Confeitaria Colombo esperando uma amiga para um bate papo de fim de tarde e, apenas observando as pessoas, o ambiente (que é encantador), a primeira cena do livro veio à minha cabeça, e foi através desta cena que toda a história nasceu. É isso, eu vejo pessoas, lugares, situações e imediatamente crio uma cena, aí as engrenagens começam a funcionar e uma história se forma. Louco isso, não é?

Eldes Saullo: O Marketing Digital facilitou muito a divulgação de livros, principalmente e-books. Como você promove seus livros?

Bya Campista: Costumo dizer que se não fosse a internet, talvez minhas histórias nunca seriam conhecidas. Tudo é promovido através de minhas redes sociais, principalmente o Facebook e meu blog. Meus leitores fazem um trabalho magnífico (que talvez muitos sequer imaginam!) divulgando minhas histórias. A Amazon também foi e é fundamental. Em quantas portas de editoras batemos sem que ninguém nos atenda? Aí vem a Amazon e diz: “você tem um livro para publicar? Opa! Entre, vamos conversar!” Isso é simplesmente fantástico! Realiza o sonho daquele que deseja escrever e de muitos que querem apenas ler.

Costumo receber mensagens do tipo “Bya, quero escrever, mas não sei o que fazer!” Para essas pessoas eu digo: “Escreva!” É isso, escreva! Estude, pesquise… Escreva sobre o que ​realmente​ ​conhece e, ​caso não conheça o suficiente, pesquise, pois você passará informação e poderá formar ​opiniões também​. ​Não é fácil, mas é muito divertido e prazeroso. Delicioso, eu diria! ​ Por que escrever está na PELE. E engrandece a ALMA. ​

Para conhecer mais o trabalho de Bya, acesse ​www.byacampistaescritora.com.br

*****