Entrevista com Tatiana Amaral: Das Fanfics aos Livros

A entrevista desta semana é com Tatiana Amaral. Ela é baiana de Salvador e formada em Administração com habilidade em Marketing. Depois de alcançar grande público postando histórias na Internet, partiu para a publicação de seus livros. Autora das séries “Função CEO” e “Segredos” e dos livros “Casei. E Agora?”, “O Professor” e “A Carona”, Tatiana é uma autora Best-Seller na Amazon Brasil. Confira o bate-papo:

entrevista-tatiana-amaral-funcao-ceo-livros-que-vendem

Eldes Saullo: Por que você escreve? O que te inspirou a escrever seu primeiro livro?

Tatiana Amaral: Eu escrevo porque sinto um impulso muito forte de colocar as histórias para fora. É uma necessidade extrema, que não dá para ignorar. Escrevi meu primeiro livro após ler a Saga Crepúsculo e ficar com uma ressaca literária terrível. Na época eu senti falta de algo mais, achei e desejei que os personagens tivessem outras chances, que continuassem, então fui apresentada às Fanfics, e acreditei que poderia fazer também. Desde então não parei mais.

Eldes Saullo: Existe algo que você acha mais particularmente desafiador na profissão de escritor?

Tatiana Amaral: O mais desafiador é não cair na mesmice. Falar de algo que você não conhece também é desafiador, como descrever a cultura ou um local em que você nunca esteve. Particularmente eu vejo toda a composição do livro como algo que necessita de bastante atenção, por isso trabalho com uma equipe.

Eldes Saullo: Alguns autores delineiam seus livros, outros escrevem de forma mais intuitiva. Como é o processo criativo de um livro seu?

Tatiana Amaral: Eu escrevo de forma intuitiva. Quando começo a desenvolver um livro eu já sei tudo o que vai acontecer, mas não anoto nada, deixo fluir, respeitando a vontade de cada personagem, pagando para ver até onde eles podem ir.

Eldes Saullo: O Marketing Digital facilitou muito a divulgação de livros, principalmente e-books. Como você promove seus livros?

Tatiana Amaral: Hoje eu tenho duas assessoras, uma pessoa para me ajudar com as divulgações nos meios sociais, sem contar com o trabalho de marketing das editoras que trabalham meus livros. Quando comecei eu dedicava um dia inteiro para fazer postagens em grupos do Facebook dentre outros meios que participo.

O que você pode dizer para os autores que estão começando?

Se escrever for realmente o seu sonho, nunca desista. Corra atrás, busque se aperfeiçoar, invista em você, e acredite: vai dar certo!

Para conhecer mais o trabalho da Tatiana, acesse seu blog em
tatiana-amaral.blogspot.com.br

*****