O Passo a Passo Para Escrever Um Romance Inesquecível

ESCREVENDO-ROMANCES-ELDES-SAULLO

Romance é o gênero que mais vende no mundo, o mais popular. Em 2014, as vendas chegaram a 1.4 bilhão de dólares. Barbara Cartland e Danielle Steel, respectivamente a terceira e a quarta autoras mais vendidas de toda a história dos livros, tornaram-se referências para quem escreve sobre amor e paixão. O tamanho do mercado e a avidez por novas histórias é um grande incentivo para os que desejam atuar neste “nicho”.

Pensando nisto, escrevi um livro reunindo as melhores práticas do gênero: Escrevendo Romances – Como Contar Histórias de Amor Que Apaixonam, disponível em e-book na Amazon.

Um ponto notável no gênero Romance é a fidelidade das leitoras. Utilizo o sujeito no feminino aqui, porque é definitivamente preferido por mulheres que, quando gostam de um determinado autor, consomem praticamente todos os seus livros. Eis a importância de se criar histórias de qualidade. Um primeiro romance fraco pode significar o fim de uma carreira antes mesmo dela começar.

A Harlequim Books, a maior editora do mundo de romances, recebe em média 20 mil manuscritos não solicitados por ano. Destes, publica em torno de 30. A boa notícia é que hoje você não precisa de uma editora para publicar seus livros, pode seguir pelo caminho da autopublicação. No entanto, terá que cuidar de aspectos importantes do processo como buscar a qualidade na edição, revisão e design, além de se promover.

Por que você deve ler este livro?

Muitos escritores correm da sala quando o assunto são “fórmulas” para se contar boas histórias. Afirmam, com razão, que técnicas são racionais enquanto escrever é uma tarefa emocional. Também sou a favor da quebra de regras quando o assunto é a escrita, mas antes de quebra-las é preciso conhecê-las.

Também discordo que escrever seja uma tarefa exclusivamente emocional. Na verdade, existe muita discussão sobre se você deve escrever seu livro de uma vez, de forma intuitiva, ou planejá-lo antes. Faz parte da guerra entre os seres emocionais e racionais que habitam este vasto planeta em que vivemos.

Os seres mais racionais gostam de planejar o que irão escrever. Os mais emocionais preferem escrever de uma tacada ou quando a inspiração bater.  Sim, algumas pessoas podem escrever um livro de uma tacada, extrair tudo de uma vez de suas cabeças e fazer com que tudo tenha sentido.

Porém, o que os escritores de sucesso normalmente fazem é a junção destas duas capacidades, ou seja, planejam o escopo do livro de forma racional depois de terem, intuitivamente, vislumbrado a história. Em seguida, se lançam emocionalmente na aventura da escrita. Na etapa final, retornam à análise racional para reescrever.

A razão é bem simples: planejando antes, você escreve um livro com mais rapidez e eficiência e o resultado final é muito mais atraente para seu público. Isto porque você terá certeza de ter coberto os pontos certos para satisfazer as expectativas do seu leitor sem deixar pontas soltas.

Por outro lado, você precisa tomar cuidado com o excesso de planejamento, pois, além de engessar a história, corre o risco de não explorar suas nuances a fundo e entregar algo superficial demais. Busque o equilíbrio, abra seu coração e mente para que a história flua a ponto de superar qualquer tipo de estrutura.

Portanto, não tome este livro como um manual e sim como um guia de boas práticas com o objetivo de ampliar seu conhecimento e domínio quando o objetivo é manter leitores em suspense, o grande segredo de toda trama, incluindo as românticas.

Use-o como uma caixa de ferramentas e não como um conjunto de regras. Tome-o com um apoio para aprimorar e buscar cada vez mais qualidade em sua escrita. Os leitores agradecem.

Este livro se destina a autores iniciantes e àqueles mais experimentados que gostariam de rever ou reforçar alguns conceitos de escrita criativa.

Sou um estudioso de longa data do mercado editorial, tendo prestado serviços para grandes editoras como Ediouro e Nova Fronteira. Tenho oito livros publicados nas áreas de pesquisa, planejamento, escrita, produção e marketing de livros e dou aulas de técnicas literárias para autores de ficção e não ficção. Hoje, vivo da escrita. Dedico-me aos livros de não ficção, usando meu nome de batismo, e aos de ficção, usando pseudônimos.

Escrevendo Romances – Como Contar Histórias de Amor Que Apaixonamestá dividido da seguinte forma:

O primeiro capítulo, fala sobre por que escrever um romance e da importância de pensar em seus objetivos antes de começar seu livro. Nele listo 10 perguntas que você precisa se fazer antes mesmo de imaginar sua história.

No segundo capítulo, falo sobre inspiração e como você pode abrir seu coração e mente para criar histórias muito mais cativantes.

O objetivo do terceiro capítulo é ajudá-lo a levantar temas para um romance e a obter ideias para suas tramas.

No quarto capítulo, uma palavra sobre três fases distintas de todo romance: encontros, desencontros e reencontros.

Depois, apresento técnicas, melhores práticas e particularidades do gênero Romance. Nos capítulos cinco, seis e sete você fará um mergulho nos principais elementos de uma história bem contada: Personagens, Ambientação e Trama.

O oitavo capítulo traz dicas que irão auxiliá-lo a retirar a história da cabeça e colocá-la no papel ou no Word de uma forma bem prática.

Nestes capítulos você também encontrará exercícios para desenvolver personagens, cenários e tramas convincentes.

O nono capítulo apresenta dicas para a criação de diálogos mais fortes, interessantes e que realmente fazem a trama andar.

Por fim, faço um breve overview sobre os passos seguintes à escrita, como testes, revisão, produção e divulgação do seu livro.

Abra seu coração e aproveite a jornada!

Adquira sua cópia de Romance – Como Escrever Histórias de Amor Que Vendem agora mesmo e baixe para seu Kindle em menos de um minuto:

Compre na Amazon

ESCREVENDO-ROMANCES-ELDES-SAULLO

“Eldes Saullo é uma fonte obrigatória para quem deseja sucesso no mundo dos livros”
Luiz Aviz

“Ser escritor é um trabalho árduo, mas com as dicas de Eldes Saullo o caminho pode ser mais fácil”
Bianca Sousa

***

Comente, responda, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s