5 Dicas Para Criar Um Book-Trailer Extraordinário e 9 Maneiras de Divulgá-lo

Estive mergulhado na escrita de um livro no último mês e, por conta disto, o blog ficou em segundo plano. Falha minha! Para compensar, trago algumas dicas quentes sobre book-trailers para escritores, ferramenta relegada por muitos autores, mas que não deveria. Vou te contar por que este é um dos melhores meios de divulgação do seu livro, o que você  pode fazer para criar um belo book-trailer e como divulgá-lo.

O vídeo é um meio comprovado de marketing que não pode ser deixado de lado se você pretende lançar um livro hoje. Lembre-se que o mundo muda muito rápido e você não pode simplesmente ignorar os muitos leitores que já migraram ou estão migrando para o digital.

Além disto, não existe meio de comunicação com mais poder de persuasão. O vídeo atinge dois sentidos ao mesmo tempo – a visão e a audição – e, com isto, amplifica a compreensão e a absorção da mensagem.

Nesta altura, você já deve saber que o marketing online é a forma mais eficiente de conquistar mais leitores. Os “meios compartilháveis”, como o vídeo, têm um papel de destaque na conquista de público dentro da esfera do marketing digital.

Portanto, além de ser facilmente distribuído, um book-trailer tem poder de sobra para persuadir o leitor a comprar sua obra.

Ainda assim, o book-trailer encontra resistência em autores que o consideram uma ostentação com reflexos lentos em vendas. Outros, impregnados pelos seus próprios espíritos de leitores, acreditam que ele prejudica a imaginação. Ambos estão redondamente enganados.

O problema, a meu ver, reside na baixa qualidade da maioria das produções de book-trailers e na falta de habilidade para gerar o bochicho necessário.

Um book-trailer usa elementos audiovisuais para dar vida aquilo que estava em sua imaginação durante o processo criativo. Com isto, permite uma interação e imersão maiores dentro de sua plataforma de autor, seja em uma landing page, em um blog ou nas redes sociais.

Para tanto, estes elementos de áudio e vídeo precisam ser profissionais. Você precisa de um bom roteiro, belas imagens e uma trilha sonora capazes de transportar o prospecto para a atmosfera do livro e transformá-lo em um comprador. Desenvolver um roteiro convincente e harmonizá-lo com o audiovisual é a chave. Usar as melhores técnicas de divulgação digital é abrir a porta.

book-trailer-dicas-eldes-saullo-alta-resolucao

Assim, aqui vão algumas dicas para não derrapar na qualidade e para gerar mais buzz com seu book trailer.

1) Trailer não é curta, muito menos longa-metragem

A duração de um book-trailer tem muito peso nos quesitos de compreensão e absorção da mensagem e também no aspecto viral. Quanto mais longo o vídeo, menos pessoas assistirão, além de aumentar o risco dos que assistem perderem o interesse. O tamanho ideal fica entre um e dois minutos, no máximo.

2) Roteiro é tudo

Antes de sair pensando em imagens e trilhas sonoras, escreva um roteiro capaz de prender a atenção de quem assiste. Prender atenção requer que você faça a pessoa ficar sem respirar durante a exibição do seu book-trailer. Para isto, é fundamental que você utilize boas práticas de copywriting e técnicas de persuasão. Um bom roteiro começa com uma questão que gera curiosidade e agarra a mente do leitor até que ele obtenha alguma resposta. E é claro que a resposta ele só encontrará se comprar o livro. Utilize palavras hipnóticas, ou seja, aquelas que remetem aos sentidos. Assim como no trailer de cinema, é fundamental que ele traga as melhores cenas, pois ninguém assiste a um filme cujo trailer só mostra as piores partes.

3) Visual de Impacto

Existem diversos formatos de book-trailers. Uma sequência de textos sobre fundos atraentes (também conhecido por all-type), uma colagem de imagens estáticas ou em movimento ou até você de frente para a câmera mostrando por que o leitor precisa ler seu livro. Independente do formato, para transmitir um aspecto profissional, é fundamental ter cuidado na captação das imagens. Você pode usar um banco de imagens ou vídeos – existem alguns que são gratuitos – ou gravar utilizando equipamentos que captam com qualidade. No caso de vídeo, isto significa alta definição e boa iluminação ou, no caso de um all-type, uma produção caprichada com fundos atraentes e transições suaves.

4) Trilha de tirar o fôlego

Experimente assistir a uma cena de um filme que te impactou sem a trilha sonora. Ela não terá o mesmo impacto, pois, o áudio é um canal direto para o coração. No sound, no soul. Sem som, sem alma. Portanto, cuide para que a trilha sonora potencialize o roteiro e o visual. Você pode encontrar boas trilhas em sites especializados que as categorizam por gênero. As trilhas instrumentais funcionam melhor, pois não interferem na mensagem. Emocione!

5) Edição Profissional

Não adianta nada ter um roteiro sensacional, imagens de tirar o fôlego e uma trilha matadora se a edição for ruim. O melhor caminho é contratar um editor experiente, o que você consegue em sites de freelancers. Evite que seu book-trailer fique parecendo aquele PowerPoint chato que seu chefe apresenta na reunião de segunda-feira às oito da manhã. Lembre-se que a melhor edição é aquela que faz com que quem assista não perceba que há uma edição.

book-trailer-dicas-eldes-saullo-viral

9 Maneiras de Divulgar seu Book Trailer

Com o book-trailer de alta qualidade pronto, chega a hora do segundo passo: distribuí-lo de forma efetiva. Eis algumas estratégias:

1) Publique o book-trailer em seu canal do Youtube. Ao fazer o upload, use um título claro, cole o roteiro inteiro na descrição começando com um link para a página de vendas do livro e inclua palavras-chave nas tags que façam com que ele seja fácil de encontrar. Use um primeiro thumbnail atraente. O ideal é criar uma imagem específica com o título escrito na própria imagem de abertura.

2) Embede o vídeo em sua plataforma de autor: seu site, landing page do livro e em seu blog. Isto, além de aumentar o tempo de permanência dos visitantes neles, gera visualizações para o vídeo no Youtube.

3) Faça upload também para sua Fanpage no Facebook. Você pode compartilhar o link do vídeo do Youtube, é claro, no entanto, o Facebook amplia o alcance para vídeos carregados dentro da sua própria plataforma, nem preciso explicar por quê.

4) Compartilhe-o em todos os seus canais sociais e peça para seus fãs, seguidores e leitores compartilharem também. Poste-o mais de uma vez, tomando cuidado para não irritar sua audiência com repetições abusivas.

5) Mantenha o book-trailer como publicação fixa ou de destaque no topo da sua Fanpage, durante o tempo de lançamento ou de promoção do livro.

6) Impulsione o post com o vídeo para ampliar a visibilidade. Faça testes começando com 20 reais e aumente de acordo com o engajamento.

7) Insira-o em sua página de autor na Amazon. Isto aumenta suas chances de capturar a atenção do leitor. Quer um exemplo? Veja aqui na aba “Author Updates”.

8) Poste seu book-trailer em fóruns e grupos relacionados com seu público-alvo, desde que isto não infrinja as regras do grupo ou fórum.

9) Insira-o no e-book no Kindle. Se você já tem um e-book publicado na Amazon e vai lançar o segundo, inclua o link do book trailer no final do primeiro para tentar o leitor.

Por fim, um bom book-trailer deve funcionar como um movie trailer. O trailer de um filme não conta a história toda, mas cria suspense e estimula visualmente o público com o supra sumo da trama.

O objetivo deve ser seduzir a prospecto para que ele não tenha outra saída a não ser comprar seu livro ou, pelo menos, saber que você existe.

O book-trailer permite que autores atinjam leitores de uma forma mais abrangente e também trabalha para a construção da sua marca ao dar visibilidade para seu nome em um mercado cada vez mais concorrido, principalmente se você é um autor independente.

E você? Conte-me sua experiência com book-trailers. Você tem alguma dica que gostaria de compartilhar com outros autores? Deixe seu comentário.

***