A Criatividade em Busca de Expressão – Entrevista com Cristina Chen

Esta semana, tive a honra de entrevistar Cristina Chen, Psicóloga pós-graduada em Arteterapia e em Dependências, Abusos e Compulsões e Coach de Bem-estar e Saúde. Ela é autora dos livros “Autoconhecimento – Um Romance” e Casamento à Prova de Amantes.

Seus conhecimentos lhe permitiram um olhar criativo bastante inspirado e, ao mesmo tempo, instrutivo, para escrever romances com pitadas de psicologia. Com você, Cristina Chen…

Eldes Saullo: Por que você escreve? O que te inspirou a escrever seus dois livros?

Cristina Chen: Escrevo por puro prazer e para poder “arrancar” de dentro de mim toda a criatividade que toma conta do meu ser e precisa de alguma forma encontrar uma expressão. Na verdade, não houve um evento, pessoa ou algo específico que me inspirou a escrever meus livros. Simplesmente, a primeira cena da primeira página de cada livro veio com força total em minha mente, sentei para escrevê-la e saiu a história inteira.

Eldes Saullo: Existe algo que você acha mais particularmente desafiador na profissão de escritor?

Cristina Chen: Para mim, escrever é algo muito introspectivo e profundo, como se eu entrasse em outro mundo (de fantasias) onde tudo é possível. Neste momento, fico totalmente absorta e completamente realizada. Porém, para a obra ser lida é preciso divulgá-la, ou seja, é necessário levá-la ao mundo real – e esta é a parte desafiadora para mim, porque toma muito tempo e acaba sendo algo mais pé no chão e “operacional”. Por mim, ficaria o dia inteiro sonhando e inventando histórias e mais histórias.

Eldes Saullo: Alguns autores delineiam seus livros, outros escrevem de forma mais intuitiva. Como é seu processo de escrita?

Cristina Chen: O meu processo de escrita é totalmente intuitivo. Escrevo sem parar para pensar: apenas sento e começo a escrever o que me vem à cabeça. Quando a história está terminada, geralmente em 2 semanas, deixo-a de lado e volto nela para reler e fazer retoques.
Já pensei em escrever livros planejados e não sairam do pensamento!

Eldes Saullo: O Marketing Digital facilitou muito a divulgação de livros, principalmente e-books. Como você promove seus livros?

Cristina Chen: Criei um blog em que coloquei informações a respeito deles, divulguei-os no Facebook (tanto no pessoal quanto na minha conta de escritora) e no Instagram. Tive um ótimo retorno e há potencial para muito mais. Porém, me vejo esbarro no ponto de que gostaria apenas de escrever livros e não ter que divulgá-los. Porém, se você quer ser lido, esta é uma parte imprescindível. Como dizem por aí, hoje as pessoas querem que o escritor seja “escritor-espetáculo”, que dê “shows”, apareça, se faça presente. Apesar de eu ser uma pessoa muito comunicativa e sociável, como escritora estou mais para uma eremita. De qualquer forma, o Marketing Digital funciona e muito bem! Se você escreve bem e tem uma boa história para contar, publique seu livro. Corra atrás do seu sonho. Trabalhe muito bem a divulgação, fazendo-a de forma constante. É possível dar certo como escritor.

thumb_book-casamento-a-prova-de-amantes.330x330_q95[1]

Acompanhe o trabalho de Cristina através de seu blog em inventandose.blogspot.com.br

***