Milhares de Pessoas Querem Ler Você – Entrevista com Chris Dumont

A entrevista da vez é com Chris Dumont, autora de Como Morar Na China Sem Engolir Sapo ou Comer Cachorro – Diário de uma Família Brasileira em Shenzhen“, e também publicitária, coach, professora e facilitadora nas relações Brasil-China.  Chris se mudou para Shenzhen com o marido e quatro filhos em 2011. Seu livro é uma espécie de diário de bordo de uma família brasileira tentando sobreviver em um país completamente diferente do Brasil. Ou será que não tão diferente assim? Confira…

Eldes Saullo: Por que você escreve?

Chris Dumont: Eu vivi muitos anos da minha vida achando que eu era meio anormal, que só eu sentia aquelas coisas todas, e teria dado tudo para ouvir ou ler alguém me dizendo “também passei por isso e não há nada de errado em sentir essas coisas”. Enfim, escrevo para ajudar, iluminar, clarear.

Eldes Saullo: Qual foi a inspiração para escrever “Como Morar na China Sem Engolir Sapo Nem Comer Cachorro”?

Chris Dumont: Sabe criança que chega em casa depois do primeiro dia de escola querendo falar da professora, do coleguinha, do quadro-negro, do lanche, do recreio? Então, foi mais ou menos por aí. Eu precisava contar para todo mundo o que era viver em um país tão diferente e ao mesmo tempo tão parecido com o nosso.

Eldes Saullo: Existe algo que você acha mais particularmente desafiador como escritora?

Chris Dumont: Disciplina! Eu tenho ideias de textos a toda hora do dia e da noite. Anoto tudo em pedacinhos de papel, no notepad do celular, na memória. O difícil é arrumar tempo para sentar com todas essas ideias e transformá-las num texto capaz de expressar emoção e prender as pessoas. Mais difícil é sentar todos os dias e escrever um pouco até que as palavras, frases, parágrafos, páginas virem um livro completo.

Eldes Saullo: Alguns autores delineiam seus livros, outros escrevem de forma mais intuitiva. Como é seu processo criativo?

Chris Dumont: Ouvi uma entrevista com uma roteirista da Globo sobre “se achar um blefe”. Ela, apesar de muito famosa e bem-sucedida, ainda se achava uma farsa em alguns momentos. Aí, ela disse algo mais ou menos assim: “Para dormir, a gente não finge que está dormindo? Fecha o olho, para de se mexer, respira mais fundo, até que acaba dormindo de verdade”. Então, escrever para mim é mais ou menos assim. Eu sei que sei escrever e sei sobre o que quero escrever. Então, começo fingindo que estou escrevendo e, aos poucos, as ideias se conectam, meu olho brilha, meus dedos teclam mais rápido e, quando menos se espera, o texto está pronto.

Eldes Saullo: Como você faz para divulgar e fazer seu livro chegar a cada vez mais leitores?

Chris Dumont: Essa é a pergunta mais difícil de todas! Bom, acreditem ou não, por causa do livro e eu fiz um website. Nele, acabei divulgando minha outra profissão que é coach de vida e carreira. Me obrigo a escrever sobre a China e a gravar um vídeo sobre coaching toda a semana. Publico tudo no facebook e rezo para as pessoas compartilharem. Hoje, vou começar a postar no Instagram. Como diz o Eldes, livro é que nem filho. Se largar sozinho, não vai para frente.

Eldes Saullo: Que dica, conselho ou aprendizado que só você sabe, pode compartilhar com autores iniciantes?

Chris Dumont: Hoje em dia é uma pretensão absurda achar que só você sabe alguma coisa! Mas vamos lá. Sabe adolescente navegando na Internet? Se o vídeo não prende a atenção nos primeiros 3 segundos, ele muda para outro. O que eu tento fazer é manter meus textos claros e diretos. Quando sinto que fiquei prolixa, reescrevo até conseguir dizer exatamente o que eu queria em poucas palavras. Se você é um autor iniciante, esqueça tudo que eu falei é faça do seu jeito. Neste planetinha há 7 bilhões de pessoas e, com certeza, milhares delas querem ler exatamente aquilo que você quer escrever.

Acompanhe Chris Dumont em seu site christianedumont.com e saiba mais detalhes sobreComo Morar Na China Sem Engolir Sapo ou Comer Cachorro na Amazon. Clique na capa.

***

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Sergio disse:

    Muito bom esse papo aí de vcs!!!

    Amos vcs e os livros…

    Bjs e saudades!!!

Comente, responda, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s