Você já recebeu um cheque de royalties pela venda de livros na Amazon e já tentou descontá-lo em um banco aqui no Brasil?
Se sim, já deve saber que isto pode lhe custar um dos rins.
Neste post eu vou te mostrar o passo a passo para receber em dólar, euro e outras moedas internacionais sem precisar deixar o couro nos bancos brasileiros.
A Amazon já vende e-books e livros impressos sob demanda no Brasil há algum tempo.
Mas também vende os mesmos e-books e livros publicados aqui, através do KDP, em mais de 100 países.
No entanto, o pagamento dos royalties diretamente em contas bancárias daqui só acontece para as vendas feitas na loja brasileira.
As vendas de todas as outras lojas são pagas de duas formas: através de um cheque nominal ao autor ou através do depósito em uma conta bancária fora.
Como as taxas para descontar cheques são absurdas (certa vez fui descontar um cheque de 130 dólares e o custo disto chegava a quase 35% do valor do cheque), a melhor opção é o depósito em uma conta fora.
Mas isto é complicado, não, Eldes? Tenho que abrir uma conta no exterior para isto?
É simples. É só me seguir…
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir uma conta no Payoneer ou no Nomad, sistemas de pagamento internacionais do tipo PagSeguro ou Paypal.
Eu tenho preferido o NOMAD, pois ele (ainda) não cobra anuidade no cartão e é mais simples de usar.
Seja qual for sua escolha, cadastre-se e preencha todas as informações relacionadas ao seu perfil, como endereço completo, contas bancárias etc.
Você terá que comprovar as informações enviando cópias dos documentos que confirmem seu endereço, sua conta bancária, que você é você mesmo.
Este processo de validação pode levar uma ou duas semanas.
Quando sua conta estiver confirmada, você já vai poder utilizar suas funções mais importantes.
É importante que você confira as taxas cobradas por essa plataformas para as transações, anuidade, cartões.
Conta cadastrada e validada, é hora de configurar os pagamentos no KDP.
A primeira coisa a fazer é anotar os dados de recebimento disponibilizados pelo Payoneer ou pelo Nomad, ou seja, os dados da conta bancária que cada serviço cria para você lá fora.
Depois, é só entrar no KDP, clicar na sua conta e depois em RECEBER PAGAMENTOS.
Se você já adicionou uma conta no Brasil, vai precisar clicar em ADICIONAR NOVA CONTA BANCÁRIA e escolher o país.
No caso, vou dar um exemplo para receber em dólar nos Estados Unidos.
Insira as informações para recebimento em dólar que você anotou nos campos solicitados.
Isto inclui o nome do titular da conta (seu nome), o nome do banco (First Century Bank, no caso do Payoneer, First National Banker’s Bank, no NOMAD), o número da conta, o tipo da conta (corrente ou “checking”) e o número de roteamento (ABA ou Routing number).
Depois disto é só associar a conta internacional à loja que você quer receber este pagamento.
Você pode receber em dólar e outras moedas em praticamente todas as lojas.
Pronto! A partir de agora, seus royalties internacionais vão ser pagos diretamente na sua conta do Payoneer ou do Nomad.
Você pode solicitar um cartão físico ou virtual para usar o dinheiro ou transferir para uma conta no Brasil.
E você não precisa mais esperar o cheque, que tem prazo de validade e pode ser extraviado, além de custar uma fortuna para ser descontado, para receber sua tão merecida comissão pelos seus livros e e-books.
Espero ter sido útil!
Um forte abraço,
Eldes Saullo
9 comentários em “Como Receber Seus Royalties em Dólar na Amazon”
Nossa, você mudou a minha vida com esta informação!
Eu vou, com certeza, fazer isso, estou prestes a publicar pelo kdp.
A forma como você mostrou o cadastro é excepcionalmente útil, muito obrigada pelas imagens demonstrando todas as etapas.
Para banco brasileiro, eu abri conta no Banco Inter (digital), parece ser muito bom e não tem tarifas – massss ele não recebe pagamentos internacionais
Então imagine a minha felicidade ao descobrir esta opção em vez de aguardar os cheques da venda em outras lojas da amazon – QUANDO eu publicar, pois ainda estou apenas preparando tudo 😉
Muitíssimo obrigada!!
Não sabia que dava para receber os royalties das vendas no Brasil pelo Banco Inter. Vou tentar abrir uma conta no Inter, pois estou com problemas, já que a Amazon não aceita Poupança e nem NuConta…
Ótima dica! Eu estava pensando em anunciar meus livros lá fora, já que aqui no Brasil não tem dado nenhum resultado.
Murillo, e você compreendeu como receber o dinheiro em conta brasileira sem ter conta em banco internacional? eu nao entendi
Basta você criar a conta no Payoneer, depois colocar os dados da conta Payoneer na Amazon para receber os pagamentos. Depois que receber na tua conta Payoneer você poderá transferir para sua conta em um banco no brasil.
Eldes, boa noite!
E quando a gente não tem uma conta bancária internacional?
Como receber os royalties de vendas internacionais vivendo no Brasil?
Muito bom. Já vou publicar meu primeiro livro na Amazon, intitulado “bolsonaro vs imprensa – distorções, mentiras e fake news”. Valeu pelas dicas!
Tudo complicado! Esse negócio de abrir conta nesse payoner ou nomad é a maior dor de cabeça. Tem taxa para tudo! Estou jogando fora meus cheques da amazon! Não tenho como descontar e nem como me cadastrar nessas coisas. Só vou publicar ebook, assim o dinheiro cai na minha conta nacional e pronto.
Recebo meus royalties no Nomad sem problemas. A taxa é muito mais baixa que nos cheques. Não deixo de ganhar em mercados que compram muitos livros impressos porque é complicado cadastrar uma conta. Têm vários tutoriais, seja em blog, seja no YouTube. Seu comentário me lembra de Reken, um dos reis de Midian, para o qual tudo era difícil. Com respiração e persistência tudo se resolve.